terça-feira, 27 de maio de 2025

Essas “idéias estranhas" são nada menos que a cultura universal

0

Através da estratégia gramsciana de ocupação de espaços, a esquerda dominou as universidades e, sob o carimbo da oficialidade, tem perseguido ideias dissidentes, de forma que é a grande responsável pela miséria intelectual e pelo estado pestilento da cultura contemporânea no Brasil. Eis o diagnóstico do filósofo Olavo de Carvalho (Diário Filosófico - Volume 01, pág 31):

Em todo o mundo civilizado, o marxismo é uma subcultura dentro de uma cultura maior cujo passo ele há tempos já desistiu de acompanhar. Mesmo na Rússia ele só subsiste como parcela menor dentro da síntese eurasiana, onde se vê forçado a acomodar-se ao cristianismo ortodoxo, ao esoterismo islâmico, às formas extremas do conservadorismo nacionalista russo e até à “Nova Direita" francesa de Alain de Benoist.

Seus progressos e readaptações internas, algumas notáveis, nem de longe tentam concorrer com as mutações velozes da cultura em torno e sobretudo com o avanço das pesquisas historiográficas, que ele prefere ignorar exceto quando servem de subsídio a essas readaptações.

No Brasil, ao contrário, graças à “ocupação de espaços" e à proibição tácita do confronto de idéias, ele se converteu em cultura dominante, oficial, perto da qual tudo o mais, que não se estuda nem se conhece, é rebaixado facilmente ao estatuto de “ideologia", de “propaganda", de “revisionismo" ou de “teoria da conspiração".

Assim instruídos durante décadas, os estudantes estão persuadidos de que existe uma cultura normal, superior, mainstream, que é a deles, e em volta dela uma pululação de idéias estranhas e sem relevância intelectual. Quando um deles é assaltado desde dentro pelo vago pressentimento de que essas “idéias estranhas" são nada menos que a cultura universal, da qual foi privado pelos bons préstimos de professores marxistas notavelmente ignorantes, das duas uma: ou parte para a negação psicótica de tudo, enraivecendo-se até o último limite do ridículo, ou reconhece que está em crise e tem de rever toda a educação que recebeu.

Author Image

About Edmundo_Noir
Sommelier de anime, profeta do IApocalipse, missionário do chá e webteólogo. Pedalando entre ruínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário