segunda-feira, 5 de maio de 2025

Brasília teria sido inspirada na cidade egípcia de Aquetaton

0

De acordo com o documentário Brasília Secreta, a capital brasileira teria inspiração na obra do faraó egípcio Amenófis IV/Akhenaton


Tanto Brasília quanto a cidade de Aquetaton no Antigo Egito foram construídas no centro geográfico de seus respectivos países. Ambas demoraram 4 anos para serem erguidas. As duas cidades tem forma de pássaro. Seus construtores (Juscelino e o Amenófis IV) morreram 16 anos após a construção da nova capital.


A Catedral de Brasília é claramente inspirada na arquitetura egípcia (a entrada subterrânea, as estátuas enfileiradas na porta do templo). Escondida naqueles formas esquisitas brega-futuristas há muitos triângulos e pirâmides.


Amenófis IV rompeu completamente com a arte tradicional egípcia, inaugurando um estilo um tanto quanto bizarro com formas estranhas. A arte de Brasília também é uma ruptura bizonha para com a tradição artística de então.


Juscelino chegou a escrever que fora fascinado pela figura do faraó monoteísta durante a juventude. Amenófis IV (ou Akhenaton) também parece ser um personagem importante na Ordem Rosacruz (sociedade esotérica bastante popular entre a elite na época).


Grupos espíritas insistem na tese tosca de que o presidente seria a reencarnação do faraó (pobre coitado, foi reencarnar logo nesse fim de mundo), mas o mais provável é uma inspiração direta, que Juscelino realmente tivesse se inspirado no personagem e que tenha conexões com Rosacruz. E pela coincidência no que diz respeito a morte, pode ser que tenha sido vítima de algum tipo de sacrifício ritual.


A cidade de Aquetaton foi posteriormente destruída e a capital voltou a Tebas. Será que há um destino semelhante reservado para Brasília?

Author Image

About Edmundo_Noir
Sommelier de anime, profeta do IApocalipse, missionário do chá e webteólogo. Pedalando entre ruínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário