domingo, 13 de julho de 2025

Da necessidade de se cumprir com os votos e promessas

0

Quando se faz uma promessa ou um voto a Deus por intermédio de determinado santo, se deve observar cuidadosamente o acordado, sob a pena de ser privado das graças alcançadas. O seguinte episódio relatado no livro Santa Filomena a Grande Milagrosa ilustra este ensinamento.
Uma mulher casada que sofria, havia doze longos anos, de urna doença incurável e já havia consumido tão ruinosas quantias no seu tratamento, que estava reduzida à pobreza, deteve-se um dia defronte de um quadro milagroso da Santa e suplicou: «Minha Santa, se sois tão poderosa perante Deus, livrai-me desta doença e eu vos prometo estes e aqueles adornos de ouro e muito principalmente um que custa dez ducados». Apenas acabou de fazer a promessa, imediatamente se sentiu curada; e ela mesma divulgou esta graça. Depois, durante três meses, recusou-se a cumprir a promessa. O marido tentou persuadi-la ao cumprimento dela, por escrúpulo de consciência, e a mulher por fim, em vez de oferecer o adorno que prometera à Santa, mandou-lhe outro que apenas custou dois ducados. Nesse mesmo instante a antiga doença atacou-a de novo, ainda com mais violência do que anteriormente; e nem todas as preces que foram oferecidas por sua intenção conseguiram tornar a obter a sua cura.
Acerca deste tema, cabe ainda recordar o diz o Catecismo:
383) Que nos ordena o segundo Mandamento?
O segundo Mandamento ordena-nos que honremos o Santo Nome de Deus, e que cumpramos, além dos juramentos, também os votos.

384) Que é um voto?
Um voto é uma promessa feita a Deus de uma coisa boa, para nós possível, e melhor que a coisa contrária, a que nós nos obrigamos, como se nos fosse preceituada.

385) Se a observância do voto se nos tornasse no todo ou em parte muito difícil, que haveria a fazer?
Podia-se pedir a comutação ou a dispensa ao Bispo próprio, ou ao Sumo Pontífice, conforme a qualidade do voto.

386) É  pecado transgredir os votos?
O transgredir os votos é pecado, e por isso não devemos fazer votos sem madura reflexão, e ordinariamente sem o conselho do confessor, ou de outra pessoa prudente, para não nos expormos ao perigo de pecar.

387) Podem fazer-se votos a Nossa Senhora e aos Santos?
Os votos fazem-se só a Deus; pode-se, porém, prometer a Deus fazer alguma coisa em honra de Nossa Senhora ou dos Santos.
Author Image

About Edmundo_Noir
Sommelier de anime, profeta do IApocalipse, missionário do chá e webteólogo. Pedalando entre ruínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário