segunda-feira, 23 de junho de 2025

Aesthetic Miraculum

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A primeira estátua esculpida em honra a Santa Filomena continha certos erros que afetavam sua beleza. A "princesinha do céu", zelosa para com a estética do culto católico, cuidou de por meio de uma série de milagres reformar a imagem de modo que mais lhe agradasse, conforme relatado no livro Santa Filomena a Grande Milagrosa

A estátua, em que os restos da jovem Mártir estão encerrados, quando saiu das mãos do artista estava longe de ser uma obra de arte. O rosto era tosco, as faces de cor branca doentia, os lábios grossos, e a boca parecia contrair-se num rictus. Por infelicidade, o esquife de ébano, feito para a conter, oferecido pelo Bispo de Potenza, era muito curto; e por consequência, a posição dada à imagem era desgraciosa. Não obstante, a urna foi fechada e selada e a chave guardou-se em Nápoles.


A primeira transformação que se notou na estátua deu-se quase imediatamente depois das relíquias da Santa chegarem a Mugnano. Destinara-se o dia 29 de Setembro para a colocação da urna no altar que lhe estava reservado. Com surpresa de todos os presentes, produziram-se com a maior evidência modificações na imagem, apesar de se reconhecer que os selos estavam intactos e a chave, como já dissemos, se ter conservado sempre em Nápoles.


A desastrada posição dada à estátua transformou-se noutra muito mais graciosa; a cor do rosto passou a ser de tom delicado e brilhante, e o feio esgar da boca deu lugar a um agradável sorriso. O feitio da figura tornou-se elegante. O cabelo, as mãos e a posição das setas também se modificaram.


A segunda transformação grande aconteceu vinte anos depois.


Em 1824 a primeira urna foi substituída por outra mais bonita. O cabelo, de novo se tinha modificado era mais abundante. Os olhos abriam-se várias vezes durante as devoções públicas; e, quando a estátua foi colocada no seu novo esquife que tinha quase mais 30 centímetros de comprimento do que o anterior, os pés, que primeiro ficavam a alguma distância do fundo, pouco a pouco se foram estendendo por si próprios até tocarem na extremidade da urna.


Um novo prodígio, que causou verdadeira impressão, ocorreu em 1841. A imagem estava colocada de forma que só de perfil podia ser vista por quem estivesse defronte dela. Qual não foi o assombro da enorme concorrência do povo quando um dia o rosto da Santa, na presença de todos, se voltou de modo a ficar a três quartos, quase todo visível!


A 27 de Maio de 1892, a estátua novamente mudou de atitude na presença de toda uma peregrinação, e tal mudança foi devidamente autenticada pelas autoridades eclesiásticas. Durante a minha estada em Mugnano vi a imagem mudar de cor muito frequentemente, passando de pálida para um ligeiro rubor e de novo para uma vermelhidão mais carregada. Os lábios estavam algumas vezes comprimidos e outras abertos. Nenhuma intervenção exterior é possível pois que a estátua se conserva no seu cofre, resguardada por uma espessa chapa de cristal, fechada com três chaves, cada uma das quais em poder de três autoridades diferentes. Uma destas é o próprio Bispo de Nola.

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About Edmundo_Noir
Sommelier de anime, profeta do IApocalipse, missionário do chá e webteólogo. Pedalando entre ruínas.

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